-
Arquitetos: DARP - De Arquitectura y Paisaje
-
Fotografias:Mauricio Carvajal
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O jardim de infância Campo Verde é uma parte importante do que se consolidou como uma nova centralidade educacional a nível urbano no distrito de Bosa, no sul de Bogotá.
Está localizado na periferia do tecido urbano consolidado, onde a cidade termina e começa a savana. A arquitetura proposta é sensível a esta situação ambígua, estabelecendo um diálogo com a paisagem distante, as colinas, a savana, o rio e ao mesmo tempo gerando uma posição clara em relação à rua e à morfologia urbana.
O projeto foi concebido como uma série de volumes de 12 x 12 metros que são empilhados ao redor de um ambiente que se abre para a paisagem. Cada um desses volumes atua como um receptor dos principais ambientes de aprendizagem e as áreas de extensão cobertas, permitindo a implementação de estratégias pedagógicas de acordo com os interesses das crianças e seu estágio de desenvolvimento. O jardim é entendido como um sistema aberto.
A infra-estrutura foi projetada e concebida para realizar atividades que potencializem o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. As áreas de extensão acadêmica que fazem parte de cada um dos núcleos são parte essencial do sistema de aprendizagem e são, portanto, espaços transformadores e mulituso que permitem o desenvolvimento de diversas atividades (biblioteca, centro de exposições, oficina, mini-laboratório, etc.), contribuindo para a estrutura educacional da escola, atuando como lugares de transição com o mundo exterior, e permitindo às crianças observar o que está acontecendo fora da sala de aula.
A relação entre os diferentes volumes gera variações que alimentam o sistema espacial do projeto, criando pátios, terraços e locais de extensão para brincar, estes se conectam entre si por meio de pés direitos duplos, varandas internas, maximizando assim os pontos de troca e controle entre usuários e membros da equipe educacional. Isto permite a criação de micro paisagens dentro do complexo, agregando diversidade às propostas curriculares e gerando diferentes possibilidades de apropriação pedagógica. O programa mais permanente do jardim de infância (como as salas de aula) é desenvolvido nos dois níveis, sendo o nível superior destinado a atividades lúdicas que acontecem em salas de aula multiuso, terraços e varandas.
As áreas públicas e serviços básicos (salas de aula, cozinha, refeitório, etc.) estão localizadas no primeiro nível do edifício com possibilidade de abertura para os pátios e a paisagem da savana, aproveitando o potencial paisagístico do entorno do projeto. As áreas de berçário e caminhada também estão localizadas neste nível, áreas que têm prioridade para evacuação, pois são utilizadas pelas crianças mais novas do jardim de infância.
Sua construção é austera, responsável e respeitosa com o entorno, utilizando materiais e técnicas simples e típicas da região que garantem sua apropriação e estabilidade ao longo do tempo.
O Jardim Campo Verde procura responder ao contexto de forma coerente e generosa, contribuindo para a estrutura urbana e paisagística em que está localizado, promovendo relações pedagógicas ativas e colaborativas em diferentes escalas através de espaços flexíveis conectados a áreas externas e comunais que promovem o aprendizado através do encontro.